Massa podre

A massa podre, também conhecida como pâte brisée, tem uma origem interessante. Acredita-se que um talentoso padeiro do sul da França, no século XIX, tentou criar um pão diferente usando apenas gordura e farinha, sem fermento. O resultado foi uma massa quebradiça, difícil de modelar. Ele a colocou em uma forma pequena e recheou com frango. Surpreendentemente, a massa não estragou, mesmo sem geladeiras. Quando questionado sobre os ingredientes, o padeiro respondeu: “Usamos a massa que devia estar podre, mas não estava.” Daí o nome curioso. No Brasil, chamamos essa massa de “podre”, mas na França, ela é conhecida como pâte brisée. Versátil e deliciosa, essa base para tortas não tem nada de “podre”!

São poucos ingredientes e o modo de fazer é muito simples.

Ingredientes

  • 250g de farinha de trigo
  • 125g de manteiga gelada, em cubos
  • Uma pitada de sal
  • Água gelada

Modo de fazer a massa podre

Misture a farinha e o sal em uma tigela.

Adicione os cubos de manteiga gelada e trabalhe a mistura com as pontas dos dedos até obter uma textura semelhante a migalhas.

Gradualmente, adicione água gelada e misture até a massa começar a se formar.

Modele a massa em uma bola, envolva-a em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar.

Divida a massa em duas porções, uma para a base e outra para a cobertura, sendo que a segunda pode ser um pouco menor.

Para abrir a massa, estique um plástico na bancada, coloque a massa e cubra com outro plástico e abra a massa com um rolo.

Depois de aberta, enrole no rolo e desenrole na forma que será usada para a sua receita. Recheie e faça o mesmo processo com a massa da cobertura, unindo as beiradas. Pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que esteja dourada.

Sugestão de recheios: frango desfiado e refogado, milho, ervilha, requeijão ou somente o frango com requeijão; creme de palmito; ricota fresca ou defumada; queijos de sua preferência.

Varie o recheio da massa podre e sirva como prato principal com uma salada fresca, ou como um lanche. Em porções individuais como tortinhas ou fatias de uma porção grande, todos vão adorar essa delícia.

Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.

Deixe um comentário