Pão de arroz cru

Com essa busca incessante pela saúde, algumas pessoas inventaram esse Pão de arroz cru, uma solução apaixonante para aqueles que tem intolerância ao glúten.

São muitas as receitas e variações, trouxemos uma delas para nosso querido público.

Se antecipe com a separação dos ingredientes, para que possa servir seu pão no momento programado.

Ingredientes

  • 450 g arroz branco (cru, grão longo polido, agulha)
  • 300 g água (temperatura ambiente 25-30℃)
  • 60 g óleo vegetal
  • 30 g açúcar
  • 10 g fermento biológico seco instantâneo
  • 9 g sal refinado

Modo de fazer

Lave o arroz apenas uma vez para retirar partículas grandes, escorra bem.

Cubra o arroz lavado com água potável, deve ficar totalmente submerso. Cubra com plástico filme ou tampa, e deixe descansar por4 horas pelo menos.

Forre uma forma retangular de cerca 22 x 10 x 9 cm com papel antiaderente, reserve.

Escorra o arroz hidratado e pese. Deve ter absorvido cerca de 120g de água. Se absorveu mais (mais do que 30g), reduza a diferença da água indicada na receita.

Bata arroz, água, óleo, açúcar, sal e fermento biológico no liquidificador até que a massa atinja 40ºC e sim, precisa medir a temperatura. O tempo pode variar de acordo com o seu equipamento, geralmente fica entre 2-5 minutos. Se o seu liquidificador não for muito potente, bata aos poucos ao invés de uma vez só. Apesar de ser viscosa, é uma massa mole.

Transfira a massa para a forma preparada e deixe descansar por 15-20 minutos ou até dobrar de tamanho. Vai depender da temperatura ambiente, se você morar em um local mais quente será mais rápido. E se a temperatura da massa chegou aos 40ºC.

Preaqueça o forno a 180ºC enquanto a massa fermenta.

Coloque a forma sobre uma outra assadeira baixa.

Asse a 180ºC por 40-45 minutos ou até o topo ficar dourado. Dependendo do seu forno, pode ser necessário virar a forma nos últimos 5 minutos para ter um dourado mais uniforme.

Retire do forno e desenforme imediatamente removendo o papel antiaderente, deixe esfriar sobre uma grade.

O pão fica muito fofinho, com cheirinho de pão e ninguém diz que é um pão de arroz.

Aproveite cada mordida e sinta o prazer de comer pão sem que passe por problemas posteriores, desconfortos desnecessários.

Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.

Deixe um comentário