Ah, o Brigadeirão, uma daquelas sobremesas que têm o poder de nos transportar direto para a infância, enchendo a cozinha com o aroma irresistível do chocolate. E quando falamos do Brigadeirão da Palmirinha, estamos falando de uma receita cheia de amor e tradição, com aquele toque especial que só ela sabe dar.
Simples de fazer, mas rica em sabor, essa delícia é perfeita para reunir a família em torno da mesa e compartilhar momentos doces.
Prepare-se para se apaixonar por cada fatia cremosa e chocolatuda deste clássico que é sucesso garantido em qualquer ocasião!
Ingredientes do Brigadeirão da Palmirinha
- 2 latas de leite condensado
- 1 xícara (250ml) de leite integral
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 gemas
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó (50% de cacau)
- chocolate granulado para a cobertura
Modo de fazer
Unte uma forma de pudim de 20cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com açúcar. Reserve.
Preaqueça o forno a 190 graus. Prepare um banho-maria: coloque uma assadeira na grade mais baixa do forno e encha até a metade com água bem quente.
Bata no liquidificador todos os ingredientes menos o granulado (coloque primeiro os liquidos no copo do liquidificador). Bata até ficar bem homogêneo e passe a mistura para a forma preparada. Cubra com papel alumínio e coloque dentro da forma do banho-maria.
Asse por aproximadamente 01h30, observando se a água não começa a secar – se secar vá completando, senão o pudim talha e perde a cremosidade.
Dá pra ver se está pronto se o pudim estiver firme, mas ainda meio balançando no centro – pode testar com o dedo mesmo.
Deixe amornar e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou de um dia para o outro.
Para desenformar passe uma faquinha pelas laterais da forma deixando entrar um pouquinho de ar. Se estiver muito colado, coloque por alguns segundos sobre a chama do fogão e tente novamente.
Vire sobre um prato e decore com o granulado. Sirva o Brigadeirão da Palmirinha gelado.