Caldo de Kenga Simples e Rápido

O Caldo de Kenga é de origem mineira, da região de Salinas. Porque o Caldo de Kenga tem esse nome? No interior de Minas Gerais, kenga é sinônimo de galinha. E o caldo de kenga nada mais é que um caldo com galinha.  A verdade é que o caldo de kenga ou quenga, como você preferir chamar, divide opiniões quando o assunto é o seu nome, mas nunca quando o que está em discussão é seu sabor.

Hoje você vai aprender a fazer o caldo de kenga simples e rápido com mandioca, mandioquinha e frango, uma verdadeira delícia de receita! Vem com a gente!

Ingredientes do Caldo de Kenga

  • 1 Kg de Mandioca
  • 1 Kg de Mandioqinha
  • 2 peitos de frango
  • 1 xícara de chá de cheiro verde picado
  • 1/2 Kg de cenoura picada
  • Pimenta do reino (a gosto)
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 fio de óleo
  • 1 xícara de chá de bacon picado
  • Sal (a gosto)
  • Noz moscada (a gosto)
  • 2 cebolas picadas

E ai, interessado em saber como fazer caldo de kenga simples? Vamos ver o modo de preparo

Modo de Preparo do Caldo de Kenga Rápido

Pegue a panela de pressão e jogue 1 fio de óleo que seja o bastante para cobrir o fundo da panela e deixe esquentar.

Então jogue a cebola picada e deixe dourar.

Nessa parte você pode escolher se deseja colocá-lo inteiro ou já cortado em pedacinhos. Um pouco mais à frente iremos desfiar ele.

Então, após isso, adicione as cenouras picadas, e as mandiocas já descascadas e picadas, tempere tudo com pimenta do reino, sal e a noz moscada à seu gosto.

Agora você vai acrescentar um pouco de água ou um caldo de legumes se você preferir, a quantidade é até cobrir todos os ingredientes na panela, isso dá quase 1 litro.

Deixe tudo cozinhando até os principais ingredientes ficarem macios. Isso dá praticamente uma meia hora depois que a panela começar a chiar.

Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair. Tire o frango, espere esfriar um pouco e então desfie e deixe reservado aguardando.

Sobre o caldo do cozimento, jogue ele no liquidificador junto com os demais ingredientes restantes da panela, bata eles até formar um creme fininho. Então separe o caldo e deixe aguardando.

Pegue uma outra panela e frite o bacon, a cebola e o alho até dourar. Coloque depois o frango desfiado e deixe refogando por até 2 minutinhos.

Agora adicione o caldo de kenga que você bateu no liquidificador, misture tudo e deixe ferver um pouco.

No final, só falta usarmos o cheiro verde, adicione só um pouquinho e o caldo de kenga estará completo e pronto para ser consumido.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Caldo de Kenga Simples

caldo de kenga tem esse nome bem diferente, mas não fique achando que é algo complexo de fazer com ingredientes difíceis, saiba que a receita de caldo de kenga simples é feita basicamente de um caldo de mandioquinha, a própria mandioca e frango desfiado.

Só a título de curiosidade, essa é uma receita originária de Salinas, uma cidade que fica no norte de Minas Gerais.

caldo de kenga é excelente caso você queira comercializar essa receita e ganhar algum dinheiro, além de fazê-lo também para servir em festas de aniversário, pois é muito saboroso.

Se você gostou desse artigo, confira outra receitas de sopas deliciosas!

Perguntas Frequentes sobre o Caldo de Kenga

Como fazer caldo de kenga?

Basta seguir nossa forma de preparo no início desse artigo, lá ensinamos passo a passo.

Caldo de Kenga com Mandioca, Aipim, Macaxeira

Como vimos, podemos fazer a receita tanto com mandioca quanto com mandioquinha.

Caldo de Kenga com Calabresa

Você pode fazer sim a variação e substituir o bacon por calabresa ou apenas incluí-la junto com os ingredientes da receita original.

Caldo de Kenga com Milho de Lata

Você pode estar adicionando o milho de lata no processo de preparo e deixar essa receita com um sabor diferenciado caso você goste de milho.

Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.

Deixe um comentário