Você sabe como é feita a farinha panko caseira? É muito fácil reproduzí-la em casa – ao invés de comprar pronta! A farinha panko é feita a partir de migalhas de pão e é muito utilizada em preparos de farofas e empanados de peixes, aves, frangos, pratos asiáticos e culinária japonesa por ser um ingrediente que dá uma crocância a mais na receita.
E você sabe como fazer farinha panko caseira em casa? Essa farinha possui flocos maiores, que impedem a grande absorção de óleo e deixam o alimento com mais textura, bem sequinho e ainda mais saboroso. Aqui, vamos precisar de apenas um ingredientes: o pão de forma!
Como fazer Farinha Panko Caseira
Veja abaixo o passo-a-passo de como fazer farinha panko caseira e você nunca mais precisará comprar no mercado.
- 8 unidades de Fatias de pão de forma
Dica: Você também pode fazer com o pão francês normal e ralar ele naquele ralador de queijo para ficar bem grossa, mas eu acho que fica mais gostoso com pão de forma.
Modo de preparo da Farinha Panko Caseira
Comece separando as fatias de pão de forma, separe as bordas e coloque em uma forma. Leve para congelar por, pelo menos, 1 hora.
Dica: Não jogue fora as bordinhas do pão! Você pode fazer um delicioso crouton com elas, basta cortar em cubinhos, regar com azeite e orégano. Leva ao forno até dourar e depois poderá usar em sopas, caldos ou saladas!
Retire as fatias do congelador e coloque no processador. Utilize o botão pulsar, até que vire uma farinha mais grossa.
Segredo do Magia dos Aromas: Não triture demais, a graça da farinha panko é justamente os flocos maiores.
Espalhe a farinha em uma assadeira e leve ao forno, 180 graus, por 10 minutos. Mexendo de 2 em 2 minutos para que elas não grudem e torrem por igual.
Dica: Mexa com auxílio de uma espátula. Sempre que mexer, você sentirá se ela está ainda macia ou mais dura. Ela não deve tostar, essa etapa é somente para retirar a umidade!
Retire e guarde em um recipiente bem fechado. Aqui renderam 170g de farinha e ela poderá ser usada para empanar diversos ingredientes, basta usar a criatividade
Curiosidades sobre essa receita
A farinha Panko Caseira é muito fácil de fazer, como você viu acima. Ela é muito popular na culinária japonesa, local de onde se originou.
Com certeza você já comeu aquele frango ou camarão empanado sequinho e crocante e se perguntou como eles deixavam tudo isso tão gostoso. Agora você já sabe que o segredo é a utilização da Farinha Panko no preparo do prato.
Sua finalidade é substituir a farinha de rosca tradicional na hora de empanar. Com sua textura mais flocada e grossa, ela absorve menos óleo e deixa tudo mais sequinho, menos gorduroso.
Como não é um produto que se acha fácil nos mercados e quando acha, é caro… é muito mais fácil você fazer sua farinha panko caseira, não é mesmo?
Como armazenar Farinha Panko Caseira
Como ela não pode ter contato com a umidade, o recomendado é colocar ela em um pote (de preferência de vidro) e manter bem fechado.
Você também pode optar por saquinhos Zip Lock e até congelar. Seguindo esse procedimento, sua farinha panko pode durar de 2 a 3 meses, mantendo suas características.
Utilizando a Farinha Panko Caseira em suas receitas
Após fazer a sua farinha caseira, é hora de utilizá-la no empanado de frango, peixe, carnes e até camarões. Você pode passar primeiro na farinha de trigo, depois mergulhar no ovo e logo em seguida, passar na sua farinha panko caseira.
Leve seu empanado a uma panela com óleo bem quente para fritar até o ponto que você gosta. Depois é só se deliciar!
Lembrando que você também pode empanar coxinhas, que ficarão super crocantes. Existe uma infinidade de receitas que você pode utilizar esse produto. Se você pensou em algo inovador, manda para a gente que vamos postar em nosso site. Até a próxima!
Gostou desta receita? Então entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.