Difusor: O que é? Para que serve? Como usar?

O Difusor é um dispositivo utilizado para difundir ondas sonoras, luminosas, eletromagnéticas, ou no nosso caso, que libera aromas ou calor em um determinado ambiente.

Hoje falaremos sobre o difusor de ambiente, que é um acessório muito benéfico para quem quer fazer uso dos óleos essenciais em sua residência.

Para saber mais sobre os difusores, precisamos antes de mais nada criar algumas categorias e explicar a você cada um dos seus modelos e funcionalidades.

O QUE É DIFUSOR?

Aparelho ou dispositivo destinado a provocar uma difusão. Existem difusores de cabelo, de ambientes, automotivos, etc. Vamos focar no difusor de ambiente, que são excelentes equipamentos para manter um local aromatizado de forma constante.

Nos automóveis, um difusor pode ser um tubo utilizado para acelerar a passagem do ar pelo carburador, permitindo assim a vaporização da gasolina, ou um componente aerodinâmico para estabilidade.

No cinema, o difusor é utilizado pelos iluminadores para atenuar a luz através de uma placa de cristal ou gaze.

Existem difusores de vareta, eletrônicos, ultrassônicos e vamos falar sobre todos eles no decorrer deste post.

O que você precisa entender é que o papel do difusor é ser um condutor que transfere o aroma de uma essência ou óleo para um cômodo, de forma gradativa.

O que é um difusor de ambiente?

Se você procura uma forma fácil e eficaz de manter um local perfumado, o difusor de ambiente é uma ótima solução. Seja o difusor de ambiente de varetas, que é o mais tradicional ou seja um difusor ultrassônico para óleos essenciais, o importante é que ambos deixam o ambiente aromatizado à longo prazo, proporcionando bem estar.

Isso acontece porque as essências tem capacidade de interagir com as emoções, propiciando desde tranquilidade e ânimo e até mesmo relembrando boas memórias, o que é muito utilizado no marketing olfativo em lojas de shopping, por exemplo.

Eles são muito comuns em sessões de aromaterapia, para benefícios à saúde física e mental.

Como funciona um difusor de ambiente?

Como falamos acima, existem diversos tipos de difusor… e quanto falamos em difusor de ambientes, a oferta é igualmente grande. Vamos ver alguns exemplos?

Difusor de Ambientes de Vareta

Este é o tipo mais comum de difusor. O Difusor de Vareta nfeita e aromatiza o ambiente de forma sutil, mantendo o aroma por períodos prolongados.

A evaporação acontece com a imersão de varetas de bambu na composição de essência e álcool. Você vai girando as varetas e colocando a base encharcada para cima, onde ela vai soltando o aroma constantemente.

Deixe sempre a parte úmida da vareta para cima. Isso vai potencializar a aromatização do ambiente.

Difusor de Ambiente com Vela

Esse é bem mais antigo. A essência é misturada na hora de fabricar a vela. Ao queimar a vela, o cheiro é liberado, perfumando o ambiente.

Além de perfumar, o difusor de vela dá um charme todo especial ao ambiente.

Difusor de Ambiente Elétrico

Ultimamente é o preferido, pois é prático e multifuncional. Nesses modelos, a difusão acontece à partir do calor fornecido pela eletricidade do equipamento. Você vai utilizar gotas de óleo essencial diretamente no aparelho.

Como o óleo essencial evapora mais rapidamente, com o difusor elétrico você tem um ambiente extremamente perfumado.

Difusor de Ambiente Ultrassônico

Um dos mais caros do mercado, é também o mais eficiente. Ele não precisa de calor para evaporar a essência e isso mantem todas as propriedades originais do óleo.

No difusor ultrassônico, você mistura o óleo essencial diretamente na água e essa mistura vai passar por vibrações que purifica e umidifica seu ambiente, além claro de perfumar.

Difusor Pessoal

Esse tipo de difusor pode ser carregado junto a você. Seja na bolsa, num bolso ou na forma de uma jóia (colar, pulseira ou anel), o difusor pessoal tem um pequeno recipiente para receber gotas do óleo essencial de sua escolha.

Assim, vai manter você sentindo a fragrância escolhida por mais tempo, não importando onde você está.

Onde devo colocar meu difusor de aromas?

Qualquer cômodo da casa ou empresa pode receber um difusor de ambiente. Você apenas deve analisar o tamanho do local, para saber se apenas um é suficiente para perfumar tudo.

Eles tem melhor resultado em estantes ou mesas, de preferência abaixo do nível do nariz das pessoas.

Se ficarem próximos a janelas e portas, vai espalhar a essência de forma mais rápida.

Duração de um Difusor de Ambiente

Essa informação depende muito do tipo de difusor que você tem. Se for o de varetas, em média, 100ml de fragrância dura de 20 a 30 dias.

Se vamos falar do ultrassônico, algumas gotas podem durar de 4 a 6 horas.

O ideal é você testar cada um deles, já que se trata de um produto barato e de ótimo custo benefício para saber qual a melhor opção para a sua necessidade.

Qual o melhor difusor de ambiente?

Como foi dito acima….. DEPENDE!

Se o local é pequeno e você procura baixo custo, os modelos em vela ou varetas são a melhor opção para você!

Se tem locais maiores e precisa de maior concentração de essência, um elétrico é mais recomendado.

E se você não tem muito problema com grana e quer aproveitar diversas essências com estilo, vai no ultrassônico.

E se você quer andar com a essência em você diretamente, a opção de difusor pessoal é sua melhor saída.

A essência certa para cada local

Escolher um óleo essencial ou fragrância está diretamente ligado a um objetivo pessoal e o difusor de ambiente vai te ajudar com isso.

Se você busca aromatizar uma sala, é necessário uma essência que promova tranquilidade e aconchego. Para isso, vale optar por aromas relaxantes como baunilha, lavanda ou menta.

Se você vai colocar o difusor na cozinha, o aroma tem que remeter à cozinha e não pode ser muito forte. O ideal é utilizar opções como chocolate ou canela, por exemplo, além de óleos essenciais mais cítricos.

Se o aroma for para o quarto, relaxamento e descanso são as palavras da vez. Por isso, essências amadeiradas são as melhores opções, como o Jasmin ou a Lavanda, que inclusive é ótima para o sono.

Se o quarto for infantil, o recomendado é utilizar essências de frutas.

O banheiro não pode fica de fora e nesse caso, o aroma deve sempre remeter à limpeza. Para isso, aposte em óleos essenciais de pinheiro, jasmin ou essências florais.

Agora se você quer aromatizar um ambiente corporativo, deve dar preferência a aromas cítricos como limão e laranja, que atuam na concentração e estresse.

Qual a diferença entre Difusor e Aromatizador?

A principal diferença aqui é no formato, e é comum você encontrar a mesma fragrância nos dois modelos.

Aromatizador de Ambiente

O aromatizador é uma essência que vem no formato spray. Tem ação imediata, já que você vai borrifar diretamente onde pretende manter aromatizado.

Seu uso é muito comum em sofás e roupas de cama. Nas lojas de shopping, geralmente são utilizados em produtos de vitrines, para que o aroma atraia pessoas para dentro da loja.

Difusor

Já no caso dos difusores, como falamos acima, a liberação da essência é feita de forma prolongada.

Eles são mais indicados para ambientes menores e muitas vezes além de aromatizar, acabam sendo um item de decoração.

Independente da opção que você escolher, saiba que tanto os aromatizadores quanto difusores são ótimos para deixar sua casa mais perfumada e com aquele toque de personalidade, que proporciona uma sensação de calmaria e harmonia em  qualquer ambiente.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário