Faça seu próprio difusor de ambientes

Os difusores de ambiente são uma forma elegante de adicionar um perfume delicioso à sua casa. Ao contrário daqueles sprays químicos feios e industrializados, os difusores distribuem um aroma à sua escolha pelo ambiente, podendo ser liberado por equipamentos eletrônicos ou subindo por hastes de madeira que ficam em uma linda garrafa decorativa.

O que talvez você não saiba é que com alguns utensílios domésticos, você pode facilmente fazer o seu próprio difusor de varetas por uma fração do custo de difusores comprados em lojas… e tudo isso em apenas alguns minutos.

Como fazer um difusor de ambientes?

  • Frasco ou vaso pequeno
  • 20-25 gotas do seu óleo essencial favorito
  • 1/4 xícara de óleo de bebê
  • 3 colheres de sopa de álcool ou vodka
  • Espetos de bambu ou palhetas difusoras
  • Tesoura ou faca
  • Tigela
  • Funil pequeno

Passo a passo para fazer seu difusor

passo-1-difusor-de-ambientes-de-varetas

01) Adicione 1/4 de xícara de óleo de bebê ou qualquer outro óleo sem perfume (ou levemente perfumado), como óleo de amêndoa, óleo mineral ou óleo de cártamo em uma tigela pequena. Em seguida, meça 3 colheres de sopa de álcool isopropílico com pelo menos 90% de isopropila ou vodka e despeje na tigela. O álcool ajudará o perfume a fluir melhor pelas hastes difusoras.

passo-2-difusor-de-ambientes-de-varetas

02) Depois, adicione cuidadosamente à tigela de 20 a 25 gotas de seu perfume de óleo essencial favorito.

passo-3-difusor-de-ambientes-de-varetas

03) Encontre um pequeno vaso ou garrafa de vidro para montar seu difusor de ambiente. Você deve dar preferência por uma garrafa um pouco mais larga na base e com uma pequena abertura na parte superior para evitar menor evaporação do líquido. Depois de encontrar um vaso ou frasco de vidro adequado, coloque o funil nele e despeje a mistura de óleo essencial no vaso de forma que o frasco fique 3/4 cheio com a mistura de óleo perfumado.

passo-4-difusor-de-ambientes-de-varetas

4) Coloque de três a seis espetos de madeira ou de bambu no vaso. Palhetas difusoras funcionam melhor do que espetos de madeira comum, mas os espetos de madeira ainda funcionam e são muito mais acessíveis, podendo ser facilmente comprados no supermercado, portanto, a escolha é sua.

passo-5-difusor-de-ambientes-de-varetas

5) Dependendo do tamanho do vaso, você pode querer cortar os palitos de madeira com uma tesoura ou uma faca de modo que eles fiquem apenas de dez a quinze centímetros fora do vaso por motivos ascéticos e para maior estabilidade, se você tiver um vaso que não seja muito resistente. Se você estiver usando espetos de madeira, corte aquela extremidade pontiaguda, pois você precisará girar os palitos e pode achar que os espetos pontiagudos são um risco à segurança, especialmente para crianças pequenas.

passo-6-difusor-de-ambientes-de-varetas

Dicas para seu Difusor de Aromas de Varetas

  • Você precisará verificar a quantidade de líquido no frasco a cada mês e adicionar mais conforme necessário. Se ainda houver líquido dentro, certifique-se de usar as varetas para misturar o líquido ao redor do vaso.
  • Gire as hastes do difusor para que a extremidade seca entre no líquido e, em seguida, saia do líquido na próxima vez. Você continuará girando as hastes a cada mês, até perceber que elas não mais difundem a fragrância do óleo essencial e, então, precisarão ser substituídas, normalmente após quatro a seis meses.
  • Se você não tiver um vaso adequado, tente reciclar um de seus frascos de vidro, como os frascos pequenos usados ​​para suco ou um frasco de perfume antigo.
  • Tenha cuidado ao cortar espetos de bambu, pois quando cortados com uma lâmina cega ou tesoura, eles podem lascar e deixar uma borda irregular

Deixe um comentário